quarta-feira, 3 de março de 2010

Planta física Pronto Socorro

É importante lembrar que as unidades de atendimento de emergência também representam uma porta de entrada ao sistema de saúde, muito procurada pela população que não consegue ter acesso a serviços de menor complexidade da rede assistencial, tais como as unidades básicas de saúde.
Dentre as chamadas unidades de emergência, destacam-se:
*o pronto-atendimento (PA) -( presta atendimento imediato aos usuários, com ou sem risco de vida, dentro do horário de funcionamento do estabelecimento assistencial de saúde)
*o pronto-socorro (PS) - dispõe de leitos de observação e presta atendimento imediato aos usuários, com ou sem risco de vida, durante as 24 horas do dia.
*Atendimento de Emergência
A planta física do pronto-socorro deve propiciar facilidade e segurança ao acesso e fluxo dos clientes, além de diminuir os riscos de infecção e facilitar o trabalho da equipe. Geralmente, localiza-se na entrada do estabelecimento de saúde e é constituída pelas seguintes áreas:
1.Sala para recepção, registro e espera de atendimento aos usuários; local para a guarda de maca e cadeiras de rodas; e sanitários para o público;
2.Consultórios médicos;
3.Sanitário e sala de higienização para os clientes;
4.Sala para atendimento de clientes graves (como sala de parada cardiorrespiratória)
5.E outras salas para procedimentos específicos (sutura, gesso e outros);
6.Sala de repouso e observação;
7.Salas de enfermagem, guarda de materiais, expurgo, rouparia e copa.
A unidade deve garantir a circulação interna adequada e livre de obstáculos, bem como facilitar o acesso dos clientes ao centro cirúrgico, UTI, serviço de radiologia e elevadores. Além disso, deve manter estreito entrosamento com outras unidades de apoio técnico e diagnóstico terapêutico (laboratório, banco de sangue e outros).

3 comentários:

  1. Muito obrigada. São informações muito importantes!!!

    ResponderExcluir
  2. queria saber se o pronto socorro tem sala de telecomunicações e redes.

    ResponderExcluir
  3. É importante lembrar que as unidades de atendimento de emergência também representam uma porta de entrada ao sistema de saúde, muito procurada pela população que não consegue ter acesso a serviços de menor complexidade da rede assistencial, tais como as unidades básicas de saúde.

    ResponderExcluir